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Wellington DuarteWellington Duarte SEO, Marketing Digital, Negócios e Apostas

3 Dicas para SEO local

O SEO local é essencial para as empresas focadas em uma área geográfica específica, como lojas físicas, hotéis, bares e restaurantes, centros educacionais, oficinas, empresas de serviços que cobrem uma área e muitos outros tipos de empresas.

Elas têm a característica em comum de que, ao estarem em uma cidade ou área específica, competirão no Google principalmente com as empresas do mesmo local; todavia, quando se trata de competição, será mais fácil competir localmente do que se estivéssemos falando de empresas que operam nacionalmente ou a nível internacional.

Nesse sentido, o Google e outros mecanismos de pesquisa, há alguns anos, mostram os resultados no mecanismo de pesquisa com base na localização do usuário. O SEO local é essencial para as empresas focadas em uma área geográfica específica.

SEO local básico: inclua o nome da cidade

Ao trabalhar com o SEO local, é essencial incluir o nome da cidade ou área que você deseja se posicionar. Em primeiro lugar, para que o Google possa relacionar a página em questão com a localidade em que está localizada e, em segundo lugar, para dar mais relevância às pesquisas.

Por exemplo, se você estiver trabalhando em uma agência de desenvolvimento web em Porto Alegre, é evidente que, além do tipo de agência (desenvolvimento web, ecommerce, marketing digital.), você tentará posicionar “criação de sites Porto Alegre” ou “desenvolvimento de sites Porto Alegre” e outras palavras-chave semelhantes.

É de interesse especial, como mencionado, quando se fala de empresas como lojas físicas, restaurantes e acomodações. Também para empresas de serviços que cobrem uma determinada área.

Otimize o perfil do Google Meu Negócio

Criar um perfil no Google Meu Negócio é quase obrigatório para os usuários encontrarem uma empresa no mapa ou no próprio Google e é essencial para o SEO local.

É que, quando você faz uma pesquisa no Google e se refere a uma empresa local, o mapa aparece automaticamente primeiro com os locais mais relevantes e, em seguida, os resultados naturais do próprio mecanismo de pesquisa.

Em outras palavras, para empresas locais, o mapa aparece primeiro e depois o mecanismo de pesquisa. Portanto, o SEO não deve ser interrompido porque é essencial, mas a otimização do perfil do Google Meu Negócio pode facilitar a divulgação na primeira página e, principalmente, na concorrência.

Para isso, o primeiro passo seria entrar na página do Google Meu Negócio e registrar ou registrar a empresa, incluindo todos os dados e fazer a verificação por telefone/carta para certificar que o site existe.

Feito isso, é importante manter a página atualizada, com todas as informações possíveis, ou seja, preenchendo todos os campos que o Google disponibiliza às empresas. Quanto mais informações disponíveis para os usuários, melhor.

Atualmente, é possível inserir a programação de cada dia, seja contínua ou de data festiva, e até definir os feriados específicos em que a empresa será fechada. Isso, além de ajudar a posicionar, dará uma imagem e confiança muito boas aos clientes e usuários, que, mesmo com o Google Maps, poderão saber se, quando chegarem à empresa, ela será aberta ou fechada.

Na mesma seção, você deve definir o número de telefone, o site, as categorias às quais a empresa pertence e o nome. No nome, nossa recomendação é colocar o nome da empresa como ela é e não adicionar “caudas” para (teoricamente) ajudar a melhorar o posicionamento.

Um dos espaços mais importantes a preencher é o campo de descrição, onde há um total de 750 caracteres para escrever e que pode ajudar muito a aparecer nos diferentes tipos de pesquisas, de acordo com os serviços oferecidos pela empresa. É interessante preparar um bom texto para esta seção.

Além do que foi mencionado anteriormente, uma das partes mais importantes do Google Meu Negócio é a seção de estatísticas, onde é possível encontrar todos os tipos de informações, como:

    • Pesquisas diretas (procurando o nome da empresa) ou indiretas (procurando uma categoria, produto ou serviço);
    • Onde os usuários encontram a empresa, se ela estiver na pesquisa do Google ou na guia Google Maps;
    • Ações realizadas pelos clientes: visita o site, ligações ou pedido de instruções para chegar
    • Visualização de imagens;

 

Consiga avaliações no Google Meu Negócio

Também, no Google Meu Negócio, há uma seção que pode dar um salto de qualidade ao perfil da empresa: os comentários. Essas análises incluem as 5 estrelas em que fornecem informações visualmente sobre a qualidade ou o nível de satisfação de uma empresa.

Portanto, uma empresa pode ganhar relevância se tiver avaliações e, principalmente, se for positiva. Para obtê-las, basta entrar em contato com alguns clientes, fornecedores, colaboradores e até funcionários (por que não?) e convidá-los a deixar sua opinião. Evite comprar opiniões, pois isso pode dar uma imagem ruim e ser contraproducente para o SEO local uma vez que o Google já removeu vários negócios por utilizar de avaliações falsas.

 

Espero que estas dicas simples lhe ajude a posicionar melhor o seu negócio localmente.