Press ESC to close

Wellington DuarteWellington Duarte SEO, Marketing Digital, Negócios e Apostas

A Importância das Imagens em Posts de Blog

Outro dia eu estava fazendo algo que eu sei que não deveria fazer: reler os meus primeiros textos como blogueiro, lá pra 2007. Tirando a óbvia falta de técnica (escrita, seo, etc), uma coisa me chamou a atenção… Dos vários posts que eu li, quase nenhum tinha imagens nos textos. Quando parei para pensar nisso, tentei lembrar o porque que eu não colocava imagens e a conclusão que eu cheguei foi muito simples: eu achava que elas não eram importantes, que o trabalho que daria em conseguir e editar uma imagem não valeria o esforço.

Bem, hoje eu sei que o esforço vale a pena. E sei também que existe muita gente por aí que tem o mesmo pensamento que eu tinha em relação a imagens, e meu objetivo hoje é mudar essa mentalidade.

Para que colocar imagens nos posts?

1. Imagens melhoram a experiência da leitura

Você já parou para pensar no porque dos jornais e revistas usarem imagens nos seus textos desde… deixa eu ver… praticamente sempre!? O motivo para isso é que as imagens tornam a experiência da leitura muito mais agradável. Se você está lendo um artigo sobre as Cataratas do Iguaçu, nada melhor do que uma imagem bem bonita das quedas d’água. Se você está lendo uma notícia de um político que foi pego no flagrante com dólares na cueca, nada melhor do que uma foto do meliante para que você sempre saiba quem ele é quando bater o olho numa foto dele ou quando quiser jogar um ovo nele se encontrá-lo perambulando pela rua.

Entende o que eu quero dizer? As imagens trazem vida ao texto, te aproximam da notícia.

2. Imagens podem fazer o texto ter um impacto maior

Pegando o gancho do exemplo do político que foi pego em flagrante com dólares na cueca, qual foto teria mais impacto para você? Uma foto simplesmente mostrando o rosto do político ou uma foto dele sendo levado pela polícia federal, com vários policiais em volta e um deles com vários bolos de dólares na mão?

Digo mais… Será que você leria a notícia com a mesma animação se ela não tivesse nenhuma imagem? Duvido…

3. Imagens quebram o texto em várias partes

Você já deve ter ouvido falar para quebrar textos grandes em vários tópicos, certo? Isso se faz para evitar que o leitor caia no “marasmo” da leitura, efetuando quebras de tempos em tempos dentro do seu texto. Uma das grandes utilidades das imagens é causar o mesmo efeito. Você pode colocar imagens para quebrar o texto em um ou mais pedaços e, além dos benefícios acima, ainda diminuirá as chances do seu leitor se cansar do seu texto antes de terminar de lê-lo.

Qual é o melhor lugar para uma imagem?

De maneira geral, as imagens servem para ilustrar um texto (seja uma notícia, ideia, narração, conto ou qualquer outro tipo de escrito). Assim, o melhor local para se colocar uma imagem é perto do texto (ou da parte do texto) que ela irá ilustrar.

Eu tenho o hábito de colocar sempre pelo menos uma imagem em todos os meus textos. Quando coloco apenas uma imagem, é uma imagem que mostra a ideia geral do texto. Quando coloco mais de uma imagem, normalmente ela irá ilustrar a parte do texto ao qual ela estará próxima.

Vamos pegar um exemplo para esclarecer melhor o que eu disse? No meu outro blog, o Produzindo.net, fiz um texto (que ficou bem grandinho) que dá diversas dicas para pessoas que querem montar um plano de negócios. Como o texto ficou grande, coloquei mais de uma imagem para, além dos tópicos, dar uma quebrada no texto, tornando-o mais agradável de ser lido (vide item 3 desse texto).

Se você notar, a primeira imagem ilustra a idéia do texto: pessoas desenvolvendo um plano de negócios. A segunda imagem já irá mostrar uma pessoa fazendo cálculos, ilustrando a idéia (colocar a mão na massa) que comecei a passar no tópico “Criando um plano de negócios”. A terceira imagem ilustra o que seria uma “anatomia” de um plano de negócios. Na verdade, é uma pessoa desenhando um gráfico que mostra um fluxo de idéias para o plano de negócios.

Percebe? Imagens relacionadas ao tema principal e ao texto ao qual ela está próxima. Esse é o melhor lugar da imagem.

Qual é o tamanho ideal para as imagens?

Essa é uma pergunta complicada… Não existe um tamanho certo para imagens em todos os blogs. De maneira geral, o tamanho máximo das imagens é o tamanho da largura do bloco de conteúdo do seu blog, e o tamanho ideal das imagens é um terço dessa largura.

Se você não sabe o que é o bloco de conteúdo, é o “quadrado imaginário” onde fica o texto que vc posta no blog. Aqui, por exemplo, o bloco de conteúdo é o retângulo branco (ao qual o texto fica dentro), que fica ao lado da barra lateral cinza.

“Ok, o bloco de conteúdo do meu blog é bem grande. A imagem não ficará muito grande não!?”

Sim, ficará. Você tem um bom espaço para colocar imagens, mas isso não significa que você tem que ocupá-lo todo com imagens gigantes. Na verdade, a política adotada pela maioria dos blogueiros experientes é “menos é mais”, usando poucas (o suficiente para ilustrar e quebrar bem o texto) e pequenas imagens.

Quanto menor as dimensões (largura e altura) das imagens, menor o tamanho delas, menor o espaço que elas ocupam e menor será a carga gerada por elas no servidor que você hospeda o seu blog.

Se você quiser seguir minha dica e redimensionar a imagem para um terço da largura do seu bloco de conteúdo, mas ainda não entendeu o que isso significa, pense no seguinte… A largura em pixels do seu bloco de conteúdo é de 600 pixels. Se você tem uma imagem que mede 2000×1000, redimensione suas dimensões para uns 500×250 e salve um novo arquivo de imagem. O tamanho dela pode sair da casa dos megabytes (mb) para kilobytes (kb). Seu servidor (e seu bolso, não pagando um servidor mais parrudo a toa) agradece.

photos on white concrete wall

Quais imagens posso usar?

Esse tópico é muito importante. Antes de sair colocando no seu texto qualquer imagem que você acha pela internet, saiba que essa imagem foi produzida por algúem, alguém que pode utilizá-la como seu sustento. Pegar a imagem de um fotógrafo, por exemplo, e usá-la indiscriminadamente (sem a autorização do autor), pode gerar sérios problemas judiciais e financeiros para você.

“Ah, mas se a imagem está disponível na internet, é de graça!”

Errado. Várias pessoas argumentam comigo dizendo que as imagens achadas, por exemplo, no Google Imagens, são de domínio público e que ninguém pode cobrar nada em cima delas. São argumentos que essas pessoas usam para se convencer que pegar as imagens não é errado, mesmo sendo. O que fazer então? Não colocar imagens nos textos? Não, você deve, sim, colocar imagens, mas deve saber onde buscá-las.

Existem vários sites na internet que disponibilizam imagens com direito de uso liberado ou limitado. Separei algumas das principais fontes que utilizo para achar imagens para meus textos:

Flickr (http://www.flickr.com/)

É um dos maiores sites de imagens do mundo, uma rede social onde pessoas e fotógrafos compartilham imagens com seus amigos, conhecidos ou até mesmo com todos os visitantes de seus perfis. A dica aqui é procurar imagens que tenham os direitos de uso liberados. Para tal, acesse o Flickr (www.flickr.com) e clique em “Busca avançada”. Coloque o termo que você quer buscar em “Buscar por” e depois, ao final da página, marque a opção “

Creative Commons é uma associação que determinou textos de licenciamento para distribuição de conteúdo. Existem vários tipos de licenças, desde as completamente fechadas, passando pelas parcialmente abertas até as completamente livres.

Sxc.hu (http://sxc.hu/)

Esse é um grande banco de imagens em alta definição com distribuição livre. É um dos sites mais utilizados por blogueiros (que se importam com a questão do licenciamento de imagens) para achar imagens para seus textos. Eu utilizo desde que comecei a blogar, e recomendo.

Free Digital Photos (http://www.freedigitalphotos.net/)

Esse é um banco de imagens com distribuição livre. A sua diferença para o SXC.HU é que aqui você vai achar muitas imagens com resolução menor. Isso não será um problema para a maioria das pessoas, pois, como recomendado mais acima nesse texto, a idéia é que você use imagens menores mesmo.

dreamstime (http://www.dreamstime.com/)

Esse eu vim a conhecer não faz muito tempo. É um banco de imagens enorme onde você encontra tanto imagens pagas quanto imagens com direitos autorais liberados, todas em alta resolução. É uma ótima opção.

Dicas Gerais

Veja mais algumas dicas sobre imagens para textos de blogs.

  • Tenha sempre uma imagem perto do início do texto. Afinal, é por lá que seus leitores irão começar a leitura e se quisermos que eles lembrem de alguma coisa, esse é um ótimo local.
  • Não use muitas imagens em textos pequenos. Afinal, a imagem é importante, mas ela não é nada em um blog se não tiver um bom texto.
  • Faça o upload das imagens para o seu blog no exato tamanho que você deseja que ela fique.
  • Não quebre demais o texto. Se você tem um texto pequeno, não há porque dividi-lo em 10 micro-tópicos, com 10 imagens cada um. Use o bom senso.
  • A dica das imagens pequenas não são aplicáveis para blogs de fotografia. Afinal, os leitores desse nicho querem riqueza em detalhes e esperam ver imagens num bom tamanho e qualidade.
  • Sempre que possível, pegue imagens com alta definição e redimensione-as. Muitas imagens que se acha por aí, já redimensionadas, tem qualidade baixa. Se você quiser diminuir uma imagem em alta definição sem perda de qualidade, você consegue, mas se você quiser aumentar uma imagem pequena sem perda de qualidade, você não consegue.
  • Lembre-se de usar apenas imagens de distribuição livre ou parcialmente livre (verificar quais as restrições).

Para finalizar, quero sugerir uma discussão nos comentários. Eu gostaria de saber se você tem alguma metodologia de inserção de imagens nos seus posts. Você tem que colocar uma imagem na introdução do texto? De quantas em quantas linhas (ou parágrafos) coloca uma imagem? Há casos em que prefere não colocar imagens?

Compartilhe seus métodos conosco para podermos ter uma ideia de como cada blogueiro trata imagens nos seus posts, e assim enriquecer todos nós com mais conteúdo e mais ideias para, talvez, melhorarmos nossas próprias metodologias.