Investir em um blog de negócios é uma boa alternativa para conquistar clientes B2B. Neste artigo aprenda como criar conteúdo de forma relevante!
O segmento B2B exige estratégias específicas para que você consiga atrair clientes espontaneamente. Uma delas é ter seu foco na criação de conteúdo relevante. Priorizando sempre a qualidade e autoridade dele!
O Business to Business, como é chamado o B2B, pode ser mais complexo quando você não possui um blog de negócios para explorar. Mas fique tranquilo(a), vamos te apresentar uma luz neste caminho.
Criar um blog de negócios deve ser o primeiro passo nesta nova caminhada. Afinal um blog é o canal mais simples, prático e rápido de criar um contato com seu possível cliente. Além de configurar muito mais credibilidade ao seu trabalho.
Manter seu blog sempre atualizado é um desafio. Mas trabalhar bem o seu conteúdo pode te render ótimos negócios! Lembre-se: o cliente B2B sempre será mais exigente, por isso você precisa apresentar diferenciais atrativos a ele.
Continue lendo para conhecer as práticas que fazem a diferença para bombar seu blog de negócios e tirar suas dúvidas de como atrair clientes B2B.
Crie temas que auxiliem o cliente
Para atrair clientes é preciso cativá-los. Investir em conteúdo é fundamental para explorar as suas potencialidades e ganhar a confiança do seu futuro cliente. Entenda que é com isso você cria a identificação apresentando temas que fazem diferença para quem lê.
Você pode fazer do seu blog de negócios um canal basicamente educativo. Identificando quais as dúvidas e as necessidades do seu cliente para dar um foco maior a esses temas. Ofereça soluções, dê ideias e mostre o seu valor ao cliente.
Com o conteúdo relevante afetando diretamente na vida do seu cliente, ele chega até seu site com maior interesse e confiança na sua empresa. É a partir disso que ele irá procurar conhecer mais o seu trabalho e como você pode contribuir para ele.
Seja original
A regra é nunca copiar conteúdo, crie o seu próprio! Por mais que esse item demande trabalho, o retorno é garantido! Como citado acima, o cliente B2B é exigente e procura por qualidade. Entregar a altura é a única forma de criar uma relação para apresentar no seu produto/serviço.
Além do conteúdo original, é bom pensar mais em conteúdos técnicos. Existem no mercado hoje, inúmeros blogs com conteúdos genéricos, por isso aprofundar-se pode ser um grande diferencial.
Para desenvolver seu blog de negócios você deve contar com auxílio de alguém que entenda do assunto. Contratando especialistas você se preocupa menos e ganha muito mais autoridade no conteúdo.
Durante o brainstorm, pense sempre no dia a dia do seu cliente. Coloque-se no lugar dele, um bom exercício é listar:
- Os desafios que ele encontra;
- As possíveis dúvidas;
- Problemas a serem resolvidos por você.
Dessa forma, você terá sempre um novo conteúdo relevante a produzir e que vai ser do interesse de quem precisa atingir.
Crie parcerias com outras empresas
Se você está começando agora com o seu blog de negócios, conte com o apoio de quem tem mais experiência. Ter uma lista de blogs como referência no seu ramo podem te inspirar e ajudar a chegar ao topo.
Fazer parcerias com outros blogs aumenta não só a credibilidade, mas também sua audiência. Desta forma, surgem clientes novos por canais semelhantes ao seu, mas que talvez não te conhecessem por outro meio.
Utilizar links externos de blogs parceiros também pode ser uma boa estratégia. Mas cuidado para não investir na concorrência. Saiba selecionar sempre blogs que abordam o mesmo tema, mas ofereçam outros produtos/serviços.
É importante também lembrar que na internet você não está sozinho. Portanto, se relacione com as pessoas do meio, não tenha medo das parcerias, aproveite para aumentar a divulgação do seu negócio e rede de network!
Em uma experiência com clientes B2B, mesmo através de um blog de negócio, é fundamental entregar valor desde o início. E é nisso que você deve fazer seu cliente reconhecer.
E como uma última dica de ouro, não se esqueça: vá direto ao ponto, mas não seja apelativo. Seu cliente é qualificado e sabe identificar rapidamente se seu conteúdo é relevante ou não para ele.
Com um conteúdo de qualidade, parcerias e originalidade, você tem espaço para se destacar com o seu blog de negócios. Conheça a linguagem dos seus clientes e invista para crescer com o marketing digital!