Para quem deseja alcançar o topo do Google e de outros buscadores da internet, não há dúvidas de que as ferramentas de SEO são cruciais para auxiliar nesse processo e evitar esforços obsoletos.
Entretanto, em meio a tantas ferramentas disponíveis no mercado, é preciso pesquisar bastante para descobrir quais são as melhores para permitir que você coloque em prática um bom projeto SEO.
Com isso, separamos 5 empresas interessantes para você conhecer!
Quer saber tudo sobre esse tema? Então não deixe de acompanhar o texto até o final!
Ferramentas de SEO: Conheça as melhores
Ahrefs
Atualmente, a Ahrefs é uma das melhores de ferramentas para SEO, mas quando foi criada, ela servia apenas para fazer gestão e análise de backlinks.
Com o passar do tempo, cada vez mais essa ferramenta foi expandindo-se e tornando-se mais completa e hoje é possível analisar as métricas gerais de um site, como por exemplo, uma análise da autoridade de página e também de domínio que são muito importantes para quem busca destaque com uma boa campanha de links.
Entre os recursos disponibilizados pela Ahrefs estão:
- Keywords Explorer – qual permite você encontrar várias palavras-chave a parte de uma;
- Content Explorer – encontre sites que já publicaram determinado conteúdo, como por exemplo: “dicas para emagrecer”, e receba uma lista completa com filtros por data, autoridade e muito mais;
- Análise tráfego orgânico em sites;
- Análise de links em sites;
- Rank Tracker – acompanha as posições das palavras-chave;
- Site Audit – serve para análise On-page, como: quantidade de backlinks, DR (autoridade de domínio), tráfego orgânico e mais.
Moz
A Moz é uma outra das principais ferramentas de SEO, utilizando-se tanto de mecanismos básicos como avançados para otimizar conteúdos e sites para os buscadores da internet.
Por meio do uso dessa ferramenta, você terá à sua disposição:
- Possibilidade de fazer pesquisas de palavras-chave;
- Análise de links – de modo a saber a qualidade dos links;
- Gerador de palavras-chave para criação de conteúdos;
- Verificar o nível de SPAM de um site.
No caso da pesquisa de palavras-chave, uma das principais etapas do SEO, a Moz cria uma lista com as seguintes informações a respeito do termo:
- Volume total de pesquisa;
- Dificuldade de ranqueamento;
- Prioridade;
- Pontuação;
- Preço por clique;
Com essa ótima ferramenta, você ainda pode fazer um monitoramento mais completo do seu site, descobrindo se existem problemas ou erros que o impedem de conseguir uma maior quantidade de tráfego orgânico.
Sendo assim, não dá para falar das melhores ferramentas de SEO sem citar a Moz.
SEMrush
Uma das mais populares ferramentas de SEO é, sem dúvidas, a SEMrush, que para os especialistas, é uma das “Top 5” da atualidade.
Apesar de ser uma ferramenta paga, o que faz com que muitas pessoas deixem de avaliá-la melhor, o SEMrush gera excelentes dados em uma versão free limitada, na qual realiza uma análise extremamente minuciosa da:
- Análise global do site;
- Pesquisa das palavras-chave;
- Análise da sua concorrência.
Por meio da análise da palavra-chave, você pode fazer uma avaliação da dificuldade da mesma, do custo dela (por clique) no Google Ads, bem como encontrar termos correspondentes para ela.
Você ainda terá acesso a ferramenta Social Media Tool, que irá permitir fazer uma análise das suas redes sociais com as contas da sua concorrência.
Além de compreender o que está errado nas suas estratégias nas redes sociais, ainda é possível entender quais as tendências de mercado.
O fato é que a SEMrush está cada vez mais tentando bater de frente com a Ahrefs que, pela minha experiência, conta com dados mais precisos.
Majestic SEO
Mais uma ferramenta de SEO que pode ser incluída entre as melhores opções do mercado, no momento.
Por meio dela, você pode elaborar relatórios completos a respeito:
- Das palavras-chave;
- Dos backlinks;
- De diversas outras informações super importantes, apenas utilizando-se da url do site, como por exemplo, métricas específicas conhecidas como Trust Flow e Citation Flow para medir a relevância do seu site.
Devido ao uso de algoritmos considerados muito avançados, essa ferramenta caiu no gosto dos especialistas de marketing digital, principalmente dos profissionais que trabalham com SEO.
O lado positivo é que para aquelas pessoas que não podem pagar agora para acessar uma ferramenta que cobra pelos serviços, a Majestic SEO oferece sua versão totalmente gratuita com algumas limitações.
Por outro lado, para quem pode pagar ela oferece até a versão “Premium”, que é a mais completa de todas e traz o máximo de informações e dados necessários.
Para quem está trabalhando na criação de sites, portanto, essa ferramenta pode fazer toda a diferença no resultado final quanto ao ranqueamento do mesmo.
Google Search Console
Essa é a ferramenta de SEO do Google e ela pode ajudar bastante quem está começando, por conta da sua versão totalmente gratuita e legítima por ser do próprio chefão (o Google).
O Google Search Console possui diversas ferramentas importantíssimas, tais como:
- Search appearance ou Aparência de Pesquisa;
- Google Index ou Índice do Google;
- Search Traffic ou Tráfego de Pesquisa.
Com isso, você terá em mãos informações essenciais para saber onde suas estratégias estão funcionando e onde é preciso fazer melhorias para otimizar suas posições no ranking de pesquisa do Google.
Conclusão
Como você viu, há inúmeras ferramentas disponíveis na internet para se trabalhar com SEO, pagas e gratuitas.
Entretanto, nem todas são realmente eficazes em gerar bons resultados, portanto, é preciso saber escolher certo as melhores opções e principalmente como tirar proveito de cada uma.
Neste texto, você pôde ver aquelas que são consideradas, no momento, como excelentes alternativas para alcançar bons resultados e permitir um melhor ranqueamento do seu site nos buscadores da internet.
Gostou do artigo de hoje sobre as 5 melhores ferramentas de SEO?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possamos ajudá-lo.