Uma campanha de Link Building é uma estratégia que consiste literalmente na construção de links que servem para melhorar o posicionamento de uma página web. Seja um artigo, páginas principais ou categorias. Em palavras mais simples, Link Building é o método de vincular uma página da Web a outras, para que ela se torne relevante para os mecanismos de buscas (Google) e, assim, assegure que a página apareça nos primeiros lugares quando os usuários realizarem uma pesquisa relacionada.
O posicionamento de uma página é uma tarefa complexa para todas as pessoas que se especializam em Search Engine Optimization (SEO), portanto, criar uma campanha eficaz, é algo que não depende apenas de um bom profissional para fazer e sim uma série de fatores.
É necessário ter em mente que uma campanha de Link Building pode ser penalizada pelo Google se não for feito de forma clara e natural, até mesmo causando a remoção total da página web do mecanismo de busca.
Todavia, ser penalizado é algo que acontece com uma certa dificuldade, mas de qualquer forma, faça sua campanha de maneira natural.
Para que serve Link Building?
Para melhorar o posicionamento de uma página, é utilizado um processo que consiste em aumentar o número de links direcionados a ela. A meta, geralmente, é ganhar tráfego para uma página ou/e autoridade para um site. Para criar uma campanha de LB (Link Building), utiliza-se todos os recursos que pertencem a um site, o que pode ser: notícias, conteúdo editorial, até mesmo os mesmos produtos ou serviços oferecidos.
Recentemente, as redes sociais têm sido usadas enormemente como um meio de construir links, e são ferramentas muito eficazes. Embora os links das redes sociais tem um peso menor que os links vindos de outros sites.
Como fazer campanha perfeita
Existem vários componentes importantes que devem ser levados em conta ao iniciar uma campanha de construção de links.
Etapas fundamentais para iniciar sua campanha de criação de links
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Estabelecer os objetivos
A melhor maneira de ter certeza de aumentar as chances de sucesso de qualquer estratégia de marketing on-line é estabelecer objetivos claros, que estejam intimamente ligados ao objetivo geral do negócio. Não adianta vincular muitas páginas e direcionar pessoas para um lugar, se esse usuários não contribuir de forma alguma para atingir o objetivo definido.
Por esta razão, devem ser estabelecidos objetivos realistas e exequíveis que se ajustem aos interesses organizacionais e que possam ter o impacto positivo esperado.
Lembre-se que, embora existam alguns resultados que possam ser medidos no curto prazo, uma boa campanha de LB deve ser planejada com o objetivo de alcançar objetivos e obter resultados a médio e longo prazo. Em SEO, não há sucessos instantâneos, são investimentos de tempo e dinheiro que renderão lucros a longo prazo. Mas valem cada dia mais a pena.
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Faça uma lista dos seus recursos
Os ativos que você terá para iniciar sua campanha de criação de links variam de acordo com o tipo de site e o objetivo que você deseja alcançar. Conteúdo, produtos, serviços e pessoas são exemplos dos recursos que você pode usar para sua campanha.
Os ativos são nada mais do que a isca com a qual você irá atrair pessoas e, em seguida, torná-las interessadas no que você oferece. A qualidade do ativo ou do conteúdo desempenha um papel importante, o que aumenta a probabilidade de vinculação natural.
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Escolha os links que você precisa
A intenção, além de posicionar a página, é atingir um objetivo final: aumentar o tráfego e a conversão. Nesse sentido, é essencial escolher os links que você precisará para sua campanha e que eles sejam adequados para atrair seu público-alvo. Também é importante escolher a palavra-chave correta, aquela que conta com uma boa quantidade de tráfego sem muita competição. Por exemplo, se você quiser ranquear a sua agência de Web Design em Curitiba, você poderá escolher a palavra-chave “criação de sites Goiania” e trabalhar ao redor desta palavra.
Existem vários tipos de links que você pode considerar. No entanto, os principais são os links para a página principal, uma página de destino (Landing Page), links para produtos, serviços e categorias ou os links que levam ao conteúdo com a palavras-chave. Quanto às palavras-chave que carregam o link, é importante que elas não se repitam, o que significa que cada link use uma palavra-chave diferente para levar à sua página da web.
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Identifique seu público
Conhecer seu público e identificar seus interesses o ajudará a apontar todas as setas na mesma direção. Assim, você garante o máximo dos ativos que criou, isso garante também que você atraia pessoas realmente interessadas no conteúdo. Conhecer o seu público permitirá que você crie o gancho certo para atraí-los.
Entre os ganchos mais comuns, encontramos as notícias, temas divertidos e conteúdo controverso. Analisar o comportamento do seu público também é importante porque, dependendo do tópico, o nicho e a idade variam a maneira como eles encontram e consomem o conteúdo.
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Priorize a qualidade antes da quantidade
O que define uma boa campanha é a qualidade, e é um dos erros mais comuns que cometem quando uma campanha de link building de inicia. Tenha em mente que não é apenas vincular seu site a partir de qualquer outra página e em qualquer quantidade. É melhor ter dois links seus em duas páginas diferentes de boa qualidade do que ter 10 links do mesmo domínio sem relutância, o que pode prejudicá-lo.
Simplifique sua campanha de Link Building
É comum algumas pessoas ainda cometerem os erros de otimização. Otimizar além da conta. Isso pode ser um perigo. Pense como o Google que busca fornecer informações de qualidade para o público. Então, a sua campanha deve focar na mesma premissa. Nada de comprar vários links de sites suspeitos, que só vão te prejudicar.
Simplifique ao máximo seu planejamento e o faça constantemente e claro, tenha paciência.