Como se sair bem na entrevista de emprego usando a PNL

A PNL é uma metodologia de desenvolvimento humano capaz de lhe ajudar em diversas situações como em entrevistas de empregos. Esse é um momento tenso e decisivo de nossas vidas, nas entrevistas estamos buscando uma recolocação no mercado ou conseguir um trabalho melhor.

Estar frente a frente com um recrutador não é uma tarefa fácil. E nesse momento de tensão tão importante, usar a PNL ou fazer um curso de PNL pode ser uma excelente alternativa para conseguir avançar nos processos seletivos e conquistar o emprego dos sonhos.

Com a aplicação de técnicas e conceitos básicos de PNL, você pode surpreender durante as entrevistas e impressionar os recrutadores. Assim você fica mais perto de se tornar finalista dos processos seletivos que você participa. Confira abaixo as nossas dicas:

Use a técnica de rapport

O rapport, também conhecido como espelhamento, é uma das técnicas de PNL mais conhecidas. Essa técnica consiste em gerar empatia, criando uma conexão espontânea com outras pessoas durante um diálogo. E ela pode ser utilizada em entrevistas de emprego para que você se consiga se acalmar e gerar empatia no recrutador.

A técnica de rapport consiste em “imitar” a outra pessoa. Porém, não estamos falando de uma imitação caricata, o espelhamento é o ato de se espelhar nas características da outra pessoa. Assim, você pode se igualar a ela durante uma conversa e, em entrevistas de emprego, aumentar as chances de chamar a atenção dos recrutadores.

Busque notar alguns pontos importantes para o espelhamento como: o tom de voz, as expressões mais repetidas, os gestos, a postura, entre outros. Dessa maneira, você cria uma conexão importante com o recrutador e isso é uma boa vantagem no processo seletivo.

Use afirmações positivas e no presente

Muitas pessoas ao serem perguntadas utilizam termos como “eu gostaria de conseguir a vaga” ou “eu preciso muito dessa vaga”, por exemplo, o que elas não sabem é que estas afirmações acabam sendo associadas a sentimentos negativos para os recrutadores.

Em entrevistas de emprego, o ideal é que você use afirmações positivas e no presente, nunca no passado. Usar, por exemplo, a palavra “quero” esta associada à autonomia e gera uma sensação positiva. Uma afirmação positiva é importante para demonstrar segurança sobre as suas habilidades.

Aproveite a comunicação não verbal para passar segurança e ficar mais tranquilo

A comunicação não verbal é tão importante quanto a nossa fala. O seu comportamento e os seus gestos dizem muito sobre você, ainda mais em uma entrevista de emprego, onde temos outra pessoa nos observando atentamente.

Por isso, precisamos utilizar a comunicação não verbal a nosso favor para transmitir segurança e confiança para os recrutadores. O ideal é que você preste atenção na sua postura, deixando a coluna sempre reta, afinal você não está em casa.

Procure gesticular durante a fala, pois isso ajuda a dar ênfase em suas respostas e incline-se um pouco para frente e evite cruzar os braços, isso mostra que você está interessado e focado na entrevista de emprego.

E aí, gostou das dicas? Viu como a PNL pode lhe ajudar a conquistar o seu emprego dos sonhos? Quem deseja adquirir mais conhecimento sobre o assunto, pode fazer uma Formação Practitioner em PNL e utilizar as técnicas e conceitos da metodologia para melhorar a própria vida.

Artigo escrito por Web No Rio.