Introdução
De encontrar novos produtos para vender no seu site de comércio eletrônico a busca de ideias de conteúdo, a lista de usos potenciais para o Google Trends é infinita. Aqui está um guia rápido para usar o Google Trends para beneficiar sua empresa.
O que é o Google Trends?
Se você nunca ouviu falar, ou usou o Google Trends antes, então você está perdendo uma grande oportunidade. O Google Trends é uma ferramenta que permite comparar a popularidade dos termos e tendências da pesquisas do Google. Com uma série de características diferentes, permite que você obtenha uma compreensão das tendências de busca mais populares do momento junto com aqueles que se desenvolvem em popularidade ao longo do tempo.
Como usar o Google Trends?
Bem, a boa notícia é que o Google Trends é grátis! Está aberto para qualquer pessoa usar, sempre que quiser. Basta navegar para o Google Trends e você verá o painel. A partir disso, você pode navegar pelo histórico de tendências ou inserir tópicos na caixa de pesquisa:
Para o quê posso utilizar o Google Trends?
A lista de potenciais usos para o Google Trends é infinita, mas aqui está um rápido guia passo a passo para usar o Google Trends para beneficiar sua empresa.
Compreendendo o seu público
Como o motor de busca mais popular, o Google, tornou-se mais uma instituição do que um mecanismo de pesquisa, isso permite que seus dados de pesquisa sejam incrivelmente indicativos da opinião pública e dos interesses. Você pode usar isso em sua vantagem através da compreensão da opinião pública relacionada ao seu setor.
Se eu estivesse usando o Google Trends para a Copa do Mundo, eu poderia saber quando as pessoas de fato, começam a pesquisar sobre os jogos e quando as pesquisas caem.
Então vamos ao Google Trends e vamos começar com o básico. Gostaria de digitar algumas palavras-chave na caixa de pesquisa acima que eu acho que seria indicativo de uma diferença de opinião e compreensão de nossa indústria esportiva conforme a captura de tela abaixo:
Agora você será saudado com um gráfico que mostrará as tendências de busca ao longo do tempo para essas frases comparadas entre si. Estes irão automaticamente para o Brasil, mas se você estiver segmentando um país ou área específica, você pode selecionar também:
Na nossa pesquisa, vimos que o interesse ao longo do tempo para diferentes esportes, obteve uma grande marca para o futebol. Isso é referente ao Brasil que é o país do futebol, e se fosse aos Estados Unidos?
Vemos então que o resultado muda um pouco. O resultado varia entre football e basketball, que são esportes populares nos Estados Unidos.
A partir deste gráfico, posso ver como as tendências mudaram maciçamente ao longo do tempo e você pode ver o ponto em que o basquete (em amarelo) superou Futebol em vermelho em março de 2016. Ele mostra que, em geral, nos Estados Unidos, o football e o basketball podem ser mais populares do que o vôlei.
Use o Google Trends para encontrar produtos para o seu e-commerce
Você pode usar o Google Trends para ajudá-lo a encontrar idéias para produtos para vender na sua loja online, ou talvez até para ajudá-lo a criar uma nova ideia de negócio de varejo.
Digamos que eu quero criar um site que venda roupas íntimas no Brasil. Eu entraria algumas variações de termos de produto nas tendências do Google e selecionei a opção para mostrar dados para o Brasil nos últimos cinco anos. Aqui procurei por “Lingerie, cueca e calcinha”.
Como você pode ver, o volume de pesquisa foi contínua, sem muitas quedas bruscas ou altos picos em todos os termos, mas a tendência ascendente de calcinhas me faz ver claramente que para 2018 ainda será um termo procurado. Portanto, eu consideraria esses produtos como um bom investimento para o meu negócio.
Logo, é só você começar a fazer suas pesquisas em todo deste resultado. Eu encontrei por exemplo, dados interessantes: Calcinhas Para Revender: De acordo com o IEMI – Inteligência de Mercado, o segmento de lingerie brasileiro, poderá neste ano de 2017 apresentar crescimento de 3,5% em peças (cerca de 818 milhões de peças) e quanto ao valor da produção, estima uma alta de 8,9% (cerca de 7,521 bilhões).
Outra informação interessante encontrada no site Moda da Mulher – Calças Legging para revenda, diz que:
Em Vargem Grande, distrito de São João do Manteninha, no Vale do Rio Doce mineiro, uma das 38 confecções do lugarejo vem se destacando na fabricação de peças íntimas. A Love Life Confecções, que começou produzindo 500 calcinhas por dia nos fundos de uma casa, hoje com fábrica própria e coleções mensais, chega a produzir 12 mil peças de lingerie diariamente. O bom desempenho da empresa é resultado do Sebraetec, programa que incentiva pequenos negócios a investirem em inovação e tornarem-se mais competitivos.
Também encontramos muitas procuras para revenda de calça leggins.
Você também pode usar o Google Trends para ajudá-lo a identificar os picos sazonais em sua indústria. Diga, por exemplo, que você quer trabalhar com algum produto para a Copa do Mundo:
Este gráfico de tendência mostra o que você tem grandes picos de interesse a cada quatro anos, ou seja, durante os jogos da Copa do Mundo. Neste gráfico, vemos altos picos em 2006, 2010, 2014 e assim por diante.
Usando o Google Trends para entender seus concorrentes
Você também pode usar o Google Trends para monitorar seus concorrentes, bem como sua própria popularidade. O recurso “Pesquisa na Web” do Google Trends permite que você monitore a popularidade em conjunto com as notícias:
Se você procurou por um concorrente e seu gráfico parecia um pouco como este, então você pode estar intrigado sobre como eles conseguiram pico em popularidade.
É claro, que usamos aqui exemplos políticos, que dificilmente serão seus concorrentes. Mas você pode ver concorrentes indiretos para seu negócio, como por exemplo, marcas de roupa. Se você tem uma loja que venda camisas do Brasil, você pode ver quem é mais popular no setor, Nike, Adidas, Puma, etc. Assim, poderá investigar mais afundo cada empresa que é um concorrente indireto.
Ideias de Conteúdo do Google Trends
Todos sabemos agora que o conteúdo excelente, relevante e popular é fundamental para uma estratégia digital e sucesso de SEO. A chave para o conteúdo popular é a relevância e o tempo. Procurar em torno do Google Trends é uma ótima maneira de entender o que as pessoas estão falando, o que eles estão interessados e, mais importante, que tipo de conteúdo eles vão gostar e quando eles vão gostar mais.
O conteúdo de seus concorrentes que se tornou viral ou correlacionado com um aumento de popularidade pode ser vinculado ou mencionado na seção de destaque da ferramenta – então fique atento a isso!
Conclusão
Por último, você pode usar o Google Trends com um pouco de diversão ou apenas para confirmar algumas de suas suspeitas sobre as tendências em sua indústria. Claro, o Google Trends tem muito a oferecer – muito mais do que pode ser resumido em uma postagem no blog!
Existe alguma coisa sobre a qual você usa o Google Trends, ou qualquer coisa que você gostaria de saber sobre isso? Basta deixar um comentário e nós retornaremos o mais rápido possível.