Como ganhar dinheiro com Instagram para pequenas empresas
Desde que ele chegou em 2010, o Instagram tornou-se uma das redes sociais mais populares, competindo com o Twitter como uma plataforma-chave para os usuários de negócios digitais (e offline). Então, como o Instagram pode beneficiá-lo a ganhar dinheiro com sua pequena empresa?
Em dezembro de 2016, o Instagram contava com mais de 600 milhões de seguidores: um mundo de potenciais clientes e clientes para pequenas empresas. Este enorme mercado é muitas vezes aproveitado por grandes marcas que procuram ganhar dinheiro com seus esforços de marketing digital, enquanto as pequenas empresas às vezes acham que não vai funcionar para eles. Isso não é verdade! Neste artigo, mostraremos como aumentar a notoriedade da marca e alcançar uma base de clientes maior como uma pequena empresa no Instagram. Vamos começar?
Segmente seu conteúdo
Depois de configurar uma conta Instagram, é hora de publicar conteúdo. Mas onde você começa? A chave para o sucesso no Instagram é saber o tipo de conteúdo que irá capturar a atenção do seu público. Como uma pequena empresa, é importante que você saiba quem são seus clientes-alvo e adaptar o conteúdo aos interesses deles. Comece olhando para sua base de clientes atuais e decida quem são em termos de idade, localização e sexo… Uma vez que esta informação é clara, fica mais fácil tomar uma decisão coerente sobre o conteúdo e hashtags.
Hashtags e Trending Topics
Hashtags e trending topics são importantes no Instagram, e muitos serão relevantes para você. Quando uma hashtag relevante para o seu negócio bombar, é uma ótima maneira de alcançar uma audiência mais ampla além de seus seguidores. Adicionar hashtags ao conteúdo postado significa que ele pode ser facilmente encontrado e publicar conteúdo relevante para os trending topics pode fazer o mesmo. Ambas as técnicas são boas maneiras para não só ganhar seguidores, mas gerar consciência de marca em seu mercado-alvo.
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O engajamento é fundamental
Ser ativo e envolvente com seu público é vital para construir uma presença bem sucedida como uma pequena empresa no Instagram. Você pode postar conteúdo com qualidade, conteúdo relevante, mas se ninguém sabe que você tem uma presença on-line, você vai lutar para crescer. Comece por dizer aos clientes atuais que você tem contas de mídia social, colocando um link para o Instagram em seu site, e anunciá-lo em outros meios como Facebook e Twitter. Inclua todos os links de rede social em suas assinaturas de e-mail para direcionar o tráfego.
Consistência é uma forma extremamente importante para manter o seu público envolvido e deve ser postado constantemente. O mais ativo que uma pequena empresa é no Instagram, mais engajamento ela terá.
Há horários de postagem otimizados para o Instagram, então tente estabelecer uma rotina e postar quando a maioria de seu público estiver online. O Social Insights e o Iconosquare são ferramentas que o ajudarão a encontrar os melhores horários para publicar para um máximo de engajamento e ambos usam o Analytics para otimizar sua base única de seguidores.
Outra maneira de ganhar uma presença grande Instagram é colaborar com outra empresa local ou organização que já se estabeleceu em Instagram. Trabalhar junto expõe você a uma audiência pré-existente e expande sua própria base.
Você também pode utilizar influenciadores para promover o seu negócio. Existem pessoas com muitos seguidores no Youtube e no próprio Instagram que falam com potenciais clientes da sua marca e podem cobrar um preço interessante para falar do seu produto.
O canal OK Produtos Digitais subiu um mini-curso super interessante sobre Instagram e negócios, vale a pena conferir:
Tenha um estilo consistente
A consistência é fundamental para todas as formas de mídia social e o Instagram não é exceção. Mas enquanto muitas empresas se lembram de publicar consistentemente, muitas vezes negligenciam consistência estilística. As pessoas seguem uma marca porque querem ver mais de tudo o que as atraiu.
Uma maneira popular de fazer isso é se concentrar em uma paleta de cores de marca em todo o seu conteúdo. A empresa Oreo faz isso bem usando o mesmo esquema de cores em cada um de seus posts:
Instagram é mais do que apenas ganhar clientes
Enquanto a mídia social pode absolutamente ajudá-lo a ganhar novos clientes, ela não é apenas uma maneira rápida de impulsionar seus negócios e comercializar seus produtos. Ela também trabalha para demonstrar excelente atendimento ao cliente e a qualidade das pessoas que trabalham com você!
A ferramenta te ajuda impulsionando as vendas entre os clientes existentes: As empresas que mostram grande serviço ao cliente em suas contas de mídia social são susceptíveis de ver um aumento nas vendas e lucros.
Criando advogados da marca: Usando as mídias sociais para transformar seus clientes em defensores da marca. Se um cliente tem uma boa experiência com uma marca nas mídias sociais, eles são três vezes mais propensos a recomendar essa marca para um amigo ou membro da família. É assim que o boca a boca funciona na era digital.
Criando uma imagem positiva: plataformas de mídia social são uma boa maneira de mostrar aos clientes antigos e potenciais o quanto que você está interessado neles, e isso importa mesmo se você não está recebendo vendas diretas de seu conteúdo.
Como outras plataformas de mídia social, o Instagram oferece aos seus clientes um espaço para interagir com sua empresa, uma chance de reter clientes antigos e ganhar novos. Usá-lo efetivamente significa apreciar as qualidades únicas de um meio visual e ser sincero em seus esforços para construir uma imagem positiva que fará sua marca ser lembrada. Começar não é difícil, e vale a pena!