1 – Introdução
Desde que o Google Trends rastreia dados quantitativos de buscas, o WooCommerce e o Shopify aumentaram quase que respectivamente a quantidade de usuários. O Shopify está ganhando uma pequena vantagem neste ano, mas qual é melhor solução para o seu negócio?
Enquanto o Shopify afirma que mais de 325.000 lojas virtuais usa sua plataforma, aproximadamente 27% de TODOS OS sites em todo o mundo e 65% de todos os sites que usam um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) na Internet hoje usam o WordPress, que é uma plataforma básica para o WooCommerce. Não se deixe enganar, embora o Shopify mundialmente está mais popular que o Woocommerce, no Brasil, o Woocommerce ainda é mais popular.
Não há uma resposta clara ou fácil a uma pergunta sobre qual plataforma é melhor, mas a explicação mais fácil é que estamos falando de uma combinação simples ou complexa. É uma combinação de duas plataformas, com muito para oferecer, mas apenas uma delas tem seus limites.
Não importa se você está trabalhando com um e-commerce existente ou tentando iniciar um novo, você provavelmente já ouviu falar de ambas as soluções. Tanto o Shopify como o WooCommerce são serviços/soluções completas que oferecem vários designs e recursos para o seu comércio eletrônico. Você não vai errar escolhendo um ou outro, mas vamos dar uma olhada em algumas diferenças principais entre dois mais afundo.
2 – Apresentando Shopify
O Shopify foi criado em 2006 no Canadá, com o objetivo de criar uma solução realmente simples para vender produtos online facilmente. Desde então, mais de 325 mil lojas utilizam seus serviços e, de acordo com o Shopify, suas soluções ajudaram a vender mais de 24 bilhões de dólares em produtos. Obviamente, não é uma startup, é na verdade um parceiro muito confiável para o seu negócio. O Shopify não fornece apenas um serviço, mas também funciona como uma plataforma, o que facilita a sua utilização. Por outro lado, eles não oferecem (muitas) soluções gratuitas.
3 – Apresentando o WooCommerce do WordPress
Ao contrário de Shopify, o WooCommerce é uma plataforma de código aberto e parcialmente gratuita (para ser justo, você precisará gastar um pouco de dinheiro, mas chegamos a isso). Se você já está usando o WordPress, o WooCommerce fica bem mais tranquilo de mexer, pois é apenas outro plug-in para adicionar ao seu site. Uma vez que é uma solução de código aberto, você está garantido a ter opções quase ilimitadas de complementos e projetos provenientes de uma comunidade de usuários imensa, mas você abre mão de um suporte direto ao cliente, confiando mais em uma comunidade de usuários. Se você levar em consideração que de acordo com as estatísticas de 2014, 76,5 milhões de blogs estavam usando o WordPress, não é um pequeno grupo de usuários confiando um no outro com suporte, não é mesmo?
4 – Facilidade de instalação
Shopify
Como você pôde suspeitar até agora, o Shopify é um serviço mais fácil para começar seu negócio. Todos os recursos estão disponíveis em poucos cliques e realmente depende apenas de quanto você está disposto a pagar por todos os recursos extras. Você tem mais de 180 templates de loja online para escolher sem necessidade de habilidades de codificação. Todos os pacotes vêm com subdomínio personalizado gratuito. Por exemplo, minhaloja.shopify.com.
Woocommerce
Se você deseja iniciar seu negócio online com o WooCommerce, você definitivamente precisará da sua própria hospedagem e domínio. Mas já aviso que você não vai chegar muito longe sem pelo menos ter algumas habilidades de construção de sites e dependo de personalização, você pode precisar de algumas habilidades de codificação e design também. Você pode encontrar provedores de hospedagem como o Bluehost ou Hostgator que oferece uma instalação de 1 clique que instala automaticamente o WordPress e o WooCommerce para você. Embora não seja realmente uma solução de um clique (ou grátis), você se configurará muito rapidamente.
5 – Opções de pagamento e segurança
A maneira como você será pago deve ser um dos fatores mais decisivos a considerar para sua loja. Assim que você configurar sua loja Shopify, você aceita PayPal Express Checkout como sua opção de pagamento. O Shopify faz integração com diversos métodos de pagamento, como 2Checkout, BitPay, Coinbase, CyberSource, GoCoin, Mercado Pago PagSeguro, PayPal, PayU Latam…. O que significa que, se sua empresa estiver localizada em outro lugar, você terá que confiar no que eles chamam de “gateway de pagamento” ou de um serviço de terceiros. Com esses serviços de terceiros vêm taxas adicionais, então você precisará fazer sua lição de casa sobre qual escolher.
Com o Woocommerce você não vai se esforçar para encontrar a variedade de complementos seguros de pagamento, mas também opções gratuitas, como, por exemplo, Stripe, que aceita cartões Visa, MasterCard, American Express, Discover, JBC e Diners Club. Também os mais populares no Brasil, como o PagSeguro da UOL, PayPal e MercadoPago. Com isso em mente, tenho certeza que encontrará uma solução perfeita para você. Afinal, você não é o único, que quer ganhar dinheiro com os clientes sem pagar fortuna em taxas extras.
6 – Alcance global
Nem todo mundo no mundo fala português, ou qualquer idioma único. É por isso que é importante que o comércio eletrônico esteja disponível em diferentes idiomas dependendo do seu negócio. Isso facilita as compras de pessoas em todo o mundo e leva seus lucros a custos mínimos. O Shopify tem lidado com esse problema por algum tempo até o aplicativo Langify ter chegado. Esta solução irá retornar US $ 17,50 / mês. Langify é um plugin do Shopify que traduz o site para outros idiomas.
Se você espera que o WooCommerce ofereça uma solução multilíngue de graça, ficará um pouco desapontado. Embora exista um plugin chamado WPML confiável e bem estabelecido. Permite uma solução multilíngue completa e custa US $ 79 no primeiro ano, e US $ 39 depois disso. Não é um problema ruim, quando você considera que gastaria mais de 3,5 vezes mais (pouco acima dos dois primeiros anos) para um mesmo serviço no Shopify. Pode ser que você encontre outros plugins similares gratuitamente para WordPress.
Suporte em português
Sabemos que ambas ferramentas não são nacionais, e aí podemos encontrar um obstáculo.
Shopify
O Shopify é dividido em português e em inglês, ao verificar, notamos que o suporte é feito em inglês. Seus guias de utilização mais didáticos são todos na língua inglesa, o que pode dificultar para quem não domina a língua. Eles contam com empresas brasileiras terceirizadas para dar suporte ao seu projeto, porém é um serviço pago.
Woocommerce
A mesma coisa se repete com o Woocommerce, a ferramenta conta com um suporte totalmente em inglês.
Conclusão
A vantagem do Woocommerce são os vários tutoriais em português que pode-se encontrar no Google, assim como vídeos no Youtube. Já o Shopify é menos popular no Brasil do que o Woocommerce, bem menos na verdade. Isso faz com que você encontre poucas dicas de customização em português.
Falando em vídeos, confira este ótimo vídeo sobre as diferenças entre as plataformas de e-commerce do Allan Peron:
7 – Preços – quanto custa?
Shopify
Já foi mencionado antes que a principal diferença entre os dois é quanto custará. O WooCommerce é gratuito, mas isso não significa que isso não lhe custará nada. Você tem custos óbvios como hospedagem e domínio para começar. Mas, a menos que você queira que seu e-commerce seja executado no subdomínio Shopify, você também terá que cobrir esses custos.
O Shopify oferece pacotes a partir de U$ 29/mês – básico (aproximadamente R$ 92,00). De US $79/mês (aproximadamente R$ 240,00) e o mais caro que custa US $299/mês (aproximadamente R$ 945,00) para a maioria das soluções completas e todos eles vêm com subdomínio gratuito. Isso é claro, sem solução multilíngue, mencionado anteriormente. Você também pode tentar a plataforma de maneira gratuita por 14 dias e decidir o que fazer a seguir.
Confira abaixo cada pacote detalhadamente:
Recursos do plano |
Basic Shopify Venda na a sua própria loja virtual |
Shopify Leve a sua empresa para o próximo patamar |
Advanced Shopify Experimente o que a Shopify tem de melhor |
|
---|---|---|---|---|
Mensalidade | $ 29, | $ 79, | $ 299, | |
RECURSOS | ||||
Contas da sua equipe | 2 | 5 | 15 | |
Número de produtos | ilimitado | ilimitado | ilimitado | |
Armazenamento de arquivos | ilimitado | ilimitado | ilimitado | |
Pacote de Varejo | + $ 49 | + $ 49 | + $ 49 | |
Suporte 24/7 | sim | sim | sim | |
Taxas de transação | 2,0% | 1,0% | 0,5% | |
Análise de fraude | não | sim | sim | |
Criação de pedido manual | sim | sim | sim | |
Códigos de desconto | sim | sim | sim | |
Site e blog | sim | sim | sim | |
Certificado SSL
|
sim | sim | sim | |
Cartões Presente
|
não | sim | sim | |
Relatórios profissionais | não | sim | sim | |
Recuperação de carrinho de compras abandonado
|
não | sim | sim | |
Criador de relatórios avançados | não | não | sim | |
Cálculo de taxas de frete de terceiros
|
não | não | sim |
Woocommerce
A grande vantagem do Woocommerce, principalmente para nós brasileiros é que sai bem mais em conta. É claro, vamos supor que você faça tudo sozinho. Você vai gastar em média R$ 40,00/ano de domínio, R$ 250,00/ano de hospedagem além de uns R$ 100,00/ano de encriptação SSL, somatizando R$ 390,00/ano ou R$ 32,00/mês. O que sai muito mais em conta, é claro que, funcionalidades complementares, e existem muitas para Woocommerce, será preciso comprar separadamente em dólares.
Por isso é fundamental que você planeje seu e-commerce e veja todas as funcionalidades que precisará previamente, para ter um custo mais preciso. Tenha em mente que os valores por serem em dólares, exceto pela hospedagem e domínio, fazem uma grande diferença. Muitas funções dos pacotes mais caros do Shopify podem ser configuradas gratuitamente com plugins do Woocommerce. Ou até mesmo plugins pagos que não cobram mensalidade, paga-se somente uma vez.
Conclusão
O WooCommerce tem uma grande vantagem e você deve usá-la principalmente se você já estiver usando o WordPress ou se você estiver procurando por mais do que apenas uma loja online. Se esse for o seu caso, você provavelmente está familiarizado com o seu ambiente e adicionar WooCommerce será fácil e suave. Você desfrutará de opções quase ilimitadas de templates e plugins de uma grande comunidade de todo o mundo. O Woocommerce requer noções pelo menos básicas de inglês, programação e design. Tentar utilizar esta plataforma sem conhecê-la, é muito arriscado, pois é um plugin dentro de outra plataforma. Para quem conhece, pode ser fantástico, pois terá automação de todo o site sem problemas de customização.
Por outro lado, se você estiver iniciando seu negócio on-line, Shopify é uma maneira fácil e rápida de começar. Você irá montar a sua loja bem mais rápido e se preocupará menos com toda a parte de back-end. Também será facilitada a parte de segurança e configuração.
Então, recomendamos Woocommerce para aqueles que já são familiarizados com o WordPress e tem noções de hospedagem, domínio, plugins, design, etc. Já o Shopify para quem está começando e não pode se dar o luxo de perder tempo aprendendo essas coisas.
Lembrando que ambas plataformas funcionam bem em questão de SEO, ou seja, desempenho no Google. Muitas lojas desenvolvidas no Shopify já venderam milhões. Então não há regra e sim um planejamento prévio.