Quando se trata de desenvolver um novo site, eu me certifico que algumas coisas precisam acontecer e outras NÃO precisam acontecer. Então listei 10 erros comuns que muitos sites cometem e como evitar que eles aconteçam com você.
1 – Excesso de criatividade
É muito legal ter um site muito bonito e bem desenhado, mas convenhamos que atualmente entrar em uma página onde ela leva vários segundos para carregar pode ser um grande prejuízo. Então, nem sempre vale a pena ter um site com muitas animações em flash, vídeo no background, excesso do efeito parallax, ícones animados, vídeos que abrem sozinho, etc. O seu site precisa respeitar sua funcionalidade. Então quanto mais prático, rápido e claro for para o visitante melhor.
2 – Nunca substitua clareza por esperteza
Como falei no tópico a cima, nunca confunda excesso com sucesso. Até na questão de postagens – tome cuidado para não perder o foco do seu site. Muito das vezes uma página apenas é o necessário para o que você oferece, logo se precisar de mais páginas, adicione-as. Quanto mais complexo é o seu serviço, mais texto e conteúdo você precisará para explicar e quanto menor for, menos conteúdo.
3 – Utilize corretamente o rodapé e o cabeçalho (header) da página
Pode ser que as pessoas encontrem seu site pelo Google, mas isso não significa que elas serão direcionadas para a sua página inicial onde contem as principais informações. Para facilitar a vida do visitante, deixe seu endereço, telefone, e-mail e redes sociais mais ativas, no rodapé e no cabeçário (header).
4 – Descreva em uma frase o conteúdo do seu site
O que você faz ou vende precisa ser bem descritivo e direto ao ponto. Pense bem, hoje, as pessoas não tem tempo para “descobrir” o que você está falando, para quem está falando ou o que está vendendo. Então é importante ser bem descritivo nas páginas do seu site. Por exemplo:
– Loja de roupas femininas
– Moda masculina – Roupas e acessórios
– Empresa de Marketing Digital para startup
– Criação de sites no Rio de Janeiro
– Profissional de SEO – Seu site na primeira página do Google
E esses títulos devem estar presente no início do seu site. O domínio também é algo importante. Se for um nome novo, é sempre legal utilizar algo que se relaciona com o seu serviço. Por exemplo: web no rio – facilita a criação de palavras chaves para: web designer, no rio de janeiro, desenvolvedor web rj…
5 – Não envie seus visitantes para outros sites
A maior parte do seu site, obviamente deve ser sobre o que você está oferecendo. Então, tome cuidado para que os primeiros blocos de conteúdo sejam excesso de textos e imagens falando de outras pessoas ou outras empresas. As pessoas sempre vão procurar o que você pode fazer por elas, então tome cuidado para não falar muito de si ou direcionar seus visitantes para redes sociais ou outras páginas, uma vez que eles saem da sua página, talvez nunca voltarão.
6 – Use um e-mail profissional
Eu sou amante do Gmail, na verdade eu gosto de todas as ferramentas do Google, porém, para se ter um e-mail profissional (contato@suaempresa.com) no Google e utilizar como uma conta Gmail é necessário pagar uma mensalidade. O que você pode fazer é utilizar o seu e-mail da hospedagem com um redirecionamento para a sua conta Gmail. Um exemplo são os formulários aqui do site – as entradas são direcionadas para meu email do Gmail e por este email e eu me comunico com o cliente, porém meu e-mail de exibição é um e-mail mais profissional: info@webnorio.com. Nada de minhaempresa64@aol.com, ok?
7 – Capture o e-mail do seu visitante
É sempre bom fazer com que o seu visitante retorne, para isso, nada melhor do que uma campanha de E-mail Marketing. Você também pode fidelizar seus visitantes para sua página no Facebook, porém, eu gosto muito de capturar e-mails, é mais direto ainda. Tudo vai depender da sua comunicação e do seu propósito.
Espero ter lhe ajudado com estas dicas!