Você já parou para pensar que a grande maioria dos leitores que visitam o seu blog são passivos quanto à realização de pequenas tarefas? Eles geralmente não comentam, não votam em uma enquete, não compartilham seu conteúdo nas redes sociais, não assinam o seu RSS e/ou newsletter, não compram produtos (afiliados) que você recomenda, etc. Entenda que eles são passivos por natureza, e cabe a você mudar essa situação. Como? Bem, existe uma técnica chamada “Call To Action” que pode te ajudar a virar o jogo.
O que é “Call To Action”?
Você já bloga há algum tempo? Alguma vez sentiu um nó no estômago ao ver que, depois de uma semana, aquele texto que você produziu com tanta dedicação não rendeu nenhum comentário? Acho que todo blogueiro já passou por isso. Eu já passei e aprendi a duras penas que não adianta você esperar que as coisas caiam do céu no seu colo, você tem que correr atrás delas. Para simplificar, se você quer um comentário, peça no texto para o seu leitor comentar!
Erm… parece óbvio, não? Se você quer alguma coisa, peça! Não me recordo aonde eu vi (procurei o link e não achei, fico devendo), mas já li algumas pesquisas estatísticas que mostram que os leitores são muito mais suscetíveis a fazer algo que você deseja que eles façam se você pedir claramente que eles o façam.
- Quer um comentário? Peça um comentário ao final do texto.
- Quer que o leitor vote numa enquete? Convide-o e explique o porque que você está fazendo essa enquete.
- Quer que o leitor compartilhe seus textos nas suas redes sociais? Deixe um link bem acessível e peça que ele o faça.
- Quer que o leitor assine seu newsletter ou RSS? Não assuma que eles o farão por conta própria.
- Quer que o leitor compre algum dos seus produtos? Ofereça uma forma fácil deles o fazerem.
Call To Action é isso, uma técnica simples e eficaz que te mostra como conseguir mais interação com os seus leitores. Tudo o que você tem que fazer é pedir o que você quer que eles façam e as suas chances de conseguir aumentam substancialmente.
Faça o teste e meça a melhora que você obteve no retorno dos seus leitores. Eu pude medir isso principalmente no que diz aos comentários dos textos e enquetes que eu realizava no Produzindo.net. Quando pedia comentários, normalmente uma pessoa comentava, que acabava puxando outro comentário, que puxava outro, etc. Observei então que essa estratégia acabou aumentando o engajamento dos meus leitores e, consequentemente, a fidelidade deles.
Com as enquetes, antes de fazer call to actions, recebia um número pequeno de resultados. Com o tempo, e minha grande descoberta sobre essa técnica, resolvi produzir textos específicos para convidar os meus leitores a votar na enquete, explicando o porquê que eu estava a realizando. Da noite para o dia, pude notar um aumento de mais de 500% nas respostas. Coincidência? Não, atitude.
Dicas para a realização de “Call To Actions” eficientes
Nem tudo são flores e não adianta você simplesmente chegar pedindo na cara e na coragem (apesar disso ser melhor do que não pedir nada). Existem formas eficientes para fazer call to actions e separei algumas dicas importantes que é bom você ter conhecimento antes de aplicar nos seus blogs.
1. Tenha a definição concreta da ação que você deseja que seus usuários realizem
Não adianta você ler e entender tudo o que eu estou escrevendo se você não conseguir definir bem o que você que. Pare, pense e defina o que você quer que o seu leitor faça ao terminar de ler o seu texto. Quer um comentário? Quer que ele compre um produto? Quer que ele participe de uma pesquisa? Quer que ele vote numa enquete? O que você quer, afinal?
2. Não defina mais de uma call to action por post
Já é difícil conseguir que o leitor realize uma ação, que dirá duas? Além disso, você não quer sobrecarregar os seus leitores com vários pedidos e parecer aquela pessoa pidona, perdendo muito a sua credibilidade, né? Se limite SEMPRE a apenas uma call to action por texto.
3. Prepare o terreno
Antes de você pedir ao seu leitor para que ele realize uma ação, você tem que preparar o terreno e mostrar ao seu leitor o porquê que é importante que ele faça aquilo. Por exemplo…
- Se você quer vender um produto, por exemplo, discorra sobre um problema e uma possível necessidade do seu leitor e depois mostre a ele que a solução para esse problema se encontra naquele determinado produto.
- Se você quer que ele deixe um comentário, convide-o a participar de uma discussão sobre o tópico nos comentários, oferecendo a oportunidade de complementar as informações que você deu no texto e fazer parte da solução do problema.
- Se você quer que ele participe de uma pesquisa ou enquete, mostre que essas informações serão usadas para conhecer os seus leitores e melhorar o seu blog cada vez mais.
- etc.
4. Seja claro quanto ao que você quer
Nunca é demais lembrar: seja bem claro e específico quanto ao que você quer que o leitor faça. Se você falar muito, pode deixá-lo confuso e diminuir suas chances de conseguir algo.
5. Ofereça alguma compensação
Recomendo que você ofereça algum tipo de compensação pelo trabalho que seu leitor terá ao fazer o que você pede. A compensação pode ser um desconto, acesso privilegiado à alguma coisa ou até mesmo brindes. Tenha em mente que para o seu call to action dar certo, ser mais eficiente, ele precisa ter uma relação ganha/ganha, onde ambos saem ganhando.
6. Não complique a vida do seu leitor
Essa dica é muito simples. Quanto mais fácil for a ação que você pedir, maior será a probabilidade de conseguir participações. Já vi blogueiros pedindo que seus leitores realizassem várias ações em um mesmo call to action, ou apenas uma ação bem complicada, e o resultado foi previsível: pouco engajamento/participação.
7. Chame a atenção do seu leitor
Alguma vez você já se perguntou porque nós, blogueiros, colocamos links com fontes grandes, cores diferentes, botoes coloridos, etc.? É justamente para chamar a atenção dos nossos leitores. Se você colocar um link pequenino lá no meio do texto, há uma grande possibilidade de ninguém nem ver o link. Em contra-partida, se você fizer algo diferente, maior, com cores diferentes, você fatalmente irá chamar mais a atenção.
8. Tom de urgência aumenta suas chances
Uma técnica muito utilizada por aí é o tom de urgência aplicado aos seus call to actions. Veja alguns exemplos:
- Esta oferta é válida apenas até o dia 31 de dezembro
- Promoção válida por tempo limitado
- Compre agora e receba <nome do brinde> de brinde
Incitar o seu leitor a fazer o que você quer não é crime nenhum, parecer urgente também não. Vejo várias ofertas de descontos em produtos que são válidas por um tempo limitadíssimo, e isso com certeza incentiva muito seus clientes.
Qual foi seu call to action mais eficiente?
Agora eu quero ouvir um pouco de você. Você alguma vez já fez alguma call to action? Sim? Então compartilhe conosco a sua experiência, contando o que você fez e como incentivou seus leitores a realizarem a ação que você queria que eles realizassem. Conhecer e entender casos de sucesso é um importante passo para as pessoas que ainda estão aprendendo sobre o assunto. Deixe um comentário logo abaixo e compartilhe conosco! (viu aqui o call to action? ;P)