Dicas de design para sites de e-commerce

Encontrar o design ideal não é nada fácil, não é verdade? São tantas opções que nem sequer conseguimos ver todas. Além disso, até mesmo quando compramos o serviço profissional de alguma empresa, ainda temos problemas durante as escolhas.

O visual de seu e-commerce é muito importante, pois, de certa forma, é sua marca exposta na internet. Um site ruim pode não pegar bem para seu negócio.

Quando se trata de loja virtual, é melhor um visual simples e clean do que um cheio de coisas. Expor seus produtos, preços e detalhes é a tarefa do site, e não impressionar pelos efeitos visuais.

Outro fator de peso é a velocidade de carregamento. O tempo que seu site leva para apresentar o conteúdo interfere bastante no SEO.

Quer ver mais dicas? Aproveite para ler este artigo até o final!

1. Aposte em um design responsivo

Os celulares dominaram o mundo, e por isso seu site precisa ser responsivo. Lembre-se que, na maioria das vezes, o usuário estará usando um dispositivo móvel para ver os produtos.

Se o seu site não contar com um design responsivo, a página fica toda desconfigurada no celular. Além disso, o Google detesta essa salada de frutas e, portanto, vai penalizar bastante seu site.

Mais uma coisa: lembre-se de usar fotos de tamanho adequado. Assim elas não ficarão cortadas quando um usuário mobile entrar em seu site.

A maioria das plataformas de lojas online já oferecem site responsivo. O próprio WordPress, por exemplo, conta com isso naturalmente.

2. Simples, bonito e prático

Sabemos que existem muitas imagens legais na internet, assim como cores e texturas. Porém, invista em um visual simples, prático e bonito. Quanto menos cores e desenhos, melhor será o visual.

Tome cuidado com sua paleta de cores: é recomendado jamais passar de 5 cores em seu site. Além disso, use alguma ferramenta de design para encontrar as cores certas para seu e-commerce. Uma ótima ferramenta é o coolors.co — basta digitar isso no Google para acessar a ferramenta.

Deixe claro todos os elementos do site.  Isso facilita a vida do usuário e permite que os itens sejam encontrados sem dificuldades.

3. Cuidado com a velocidade de carregamento

Um ponto importante é a velocidade de carregamento. Embora poucas pessoas saibam desse detalhe, um site lento sempre será penalizado pelo Google. Dessa forma, é interessante medir a velocidade de carregamento na ferramenta PageSpeed Insight, do próprio Google.

Se você estiver usando WordPress, evite usar muitos plugins em seu site. Eles acabam pesando muito na hora de carregar as páginas, o que pode ser um ponto bastante negativo.

Porém, não deixe de utilizar ferramentas úteis em seu site por causa disso: faça uma ponderação e haja sempre com sensatez.

4. Use design que prezam pelo UX

Algo que está bastante em pauta nos dias de hoje é o chamado UX (User Experience). Em resumo, UX significa a experiência do usuário quando ele navega pelo seu e-commerce.

Ao entrar em seu site e ter dificuldade para encontrar o produto desejado, por exemplo, a UX será tida como ruim.

Por outro lado, um site informativo e simples, onde todos os elementos estão destacados, geralmente é considerado com uma boa UX.

Uma métrica interessante de UX é a quantidade de cliques até chegar ao destino de interesse. Dois ou três cliques já devem bastar; caso contrário, hora de revisar o design de seu site.

5. Imagens em alta qualidade fazem a diferença

Quando falamos em qualidade, não nos referimos apenas à resolução, mas sim também à utilidade da imagem. Afinal de contas, de que adianta uma imagem em alta resolução do produto se ela não passa nenhuma informação interessante?

Tomaremos como exemplo um e-commerce que vende suplementos.

É uma boa prática neste nicho colocar uma foto das características do suplemento. Dessa forma o consumidor não terá dúvidas acerca do produto em questão, ajudando em sua decisão de compra.

Além disso, fotos da caixa e do próprio produto em alta resolução são fundamentais. No entanto, cuidado com o peso de cada foto, pois elas podem prejudicar a velocidade de carregamento de seu site.

6. Mantenha um padrão em seu e-commerce

Por fim, nossa última dica é: mantenha um padrão em seu e-commerce.

Em suma, não alterne entre um design e outro em páginas diferentes; permaneça fiel às suas cores em todas as páginas do site.

Alterar as cores ou a estrutura das páginas de forma aleatória causa estranheza no consumidor. Ela até pode desistir de comprar seus produtos por causa disso.

Embora este erro não aconteça em criadores de sites, eles podem aparecer quando contratamos os serviços de uma empresa. Lembre-se que é você quem dita as regras e, portanto, vão fazer o site com os detalhes que você pediu. Tome cuidado com isso!

Estas foram algumas dicas importantes de design para seu e-commerce. Aproveite para aplicá-las em seu site.