Dicas para criar uma plataforma delivery para seu restaurante

Se você tem conhecimentos de programação ou pretende contratar alguém que tenha, provavelmente vai gostar de conferir algumas dicas para criar uma plataforma delivery para o seu restaurante, ao melhor estilo Rappi, iFood e outras. Essa é uma boa estratégia se você quiser crescer o seu estabelecimento de modo a não ficar tão dependente das plataformas de outras empresas.

Vale lembrar que, mesmo que os aplicativos de delivery tenham tido um crescimento de 103% no primeiro semestre deste ano, ainda assim vale a pena ter uma plataforma de delivery só sua. Isso porque esse tipo de sistema garante mais liberdade para fazer parcerias, promoções e estratégias específicas. Além disso, dá uma boa base para você crescer e abrir novas unidades em outros pontos da cidade ou outros municípios.

Se interessou? Então siga a leitura do artigo abaixo para conferir algumas boas dicas para criar uma plataforma delivery para seu restaurante!

4 dicas para criar uma plataforma delivery para seu restaurante

1. Facilite o processo ao máximo

Se você quer criar uma plataforma de delivery para o seu restaurante, então precisa facilitar ao máximo esse processo. Afinal, você já tem rivais enormes no mercado e não tem como competir com eles. No seu app, os clientes têm apenas os seus pratos. Nos rivais, eles tem todos os tipos de cozinhas e pratos.

Por isso, para ter uma maior adoção de usuários, você precisará facilitar ao máximo o processo de baixar o aplicativo e usá-lo. Por exemplo, pense no delivery como um sistema: você pode usar uma interface que o usuário já tem (como o WhatsApp, que está em 99% dos celulares do Brasil) e ter apenas um sistema interno para controlar os pedidos.

2. Garanta integração com outros sistemas

Seja qual for a opção que você escolher, é importante que ela seja integrável com outros sistemas, ou você terá uma dificuldade extra na sua vida. Basicamente, é preciso que o app tenha integração com pelo menos duas partes do seu dia a dia.

A primeira é o trabalho de marketing. É preciso que o cliente seja impactado pelas suas ações e campanhas nas redes sociais, Google ou e-mail marketing e tenha um link para fazer o seu pedido em um clique só.

Já a segunda opção é gerenciar a parte financeira do seu restaurante. Seu sistema de delivery precisa enviar dados automáticos para o software de gestão, de modo a saber quanto foi faturado, quanto foi gasto e muito mais.

3. Invista na coleta de dados

A LGPD já está em vigor no Brasil e estabelece as regras para a captação e uso de dados dos consumidores. Se você seguir as normas, poderá coletar dados importantes para traçar estratégias de marketing, otimizar o seu próprio trabalho interno e muito mais.

4. Não poupe na segurança do app

Por fim, não esqueça que a segurança é uma das maiores preocupações de quem faz compras na Internet. Se você quer atrair esse público, precisa garantir que eles estarão seguros, sem risco de roubo de dados do cartão e muito mais.

Portanto, separe uma boa parte do orçamento para poder cuidar da parte de segurança, sempre garantindo o melhor sistema possível para evitar problemas no futuro.

Agora que você já viu essas dicas para criar uma plataforma delivery para seu restaurante, já pode começar a trabalhar nisso. Será necessário contratar um time de desenvolvedores para poder criar o projeto e fazer a manutenção dele. No entanto, isso poderá gerar uma boa fidelização de clientes para a sua empresa. Na prática, os resultados poderão ser muito positivos, especialmente se você continuar usando outras plataformas para diversificar mais a sua estratégia.

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