Se você tem conhecimentos de programação ou pretende contratar alguém que tenha, provavelmente vai gostar de conferir algumas dicas para criar uma plataforma delivery para o seu restaurante, ao melhor estilo Rappi, iFood e outras. Essa é uma boa estratégia se você quiser crescer o seu estabelecimento de modo a não ficar tão dependente das plataformas de outras empresas.
Vale lembrar que, mesmo que os aplicativos de delivery tenham tido um crescimento de 103% no primeiro semestre deste ano, ainda assim vale a pena ter uma plataforma de delivery só sua. Isso porque esse tipo de sistema garante mais liberdade para fazer parcerias, promoções e estratégias específicas. Além disso, dá uma boa base para você crescer e abrir novas unidades em outros pontos da cidade ou outros municípios.
Se interessou? Então siga a leitura do artigo abaixo para conferir algumas boas dicas para criar uma plataforma delivery para seu restaurante!
4 dicas para criar uma plataforma delivery para seu restaurante
1. Facilite o processo ao máximo
Se você quer criar uma plataforma de delivery para o seu restaurante, então precisa facilitar ao máximo esse processo. Afinal, você já tem rivais enormes no mercado e não tem como competir com eles. No seu app, os clientes têm apenas os seus pratos. Nos rivais, eles tem todos os tipos de cozinhas e pratos.
Por isso, para ter uma maior adoção de usuários, você precisará facilitar ao máximo o processo de baixar o aplicativo e usá-lo. Por exemplo, pense no delivery como um sistema: você pode usar uma interface que o usuário já tem (como o WhatsApp, que está em 99% dos celulares do Brasil) e ter apenas um sistema interno para controlar os pedidos.
2. Garanta integração com outros sistemas
Seja qual for a opção que você escolher, é importante que ela seja integrável com outros sistemas, ou você terá uma dificuldade extra na sua vida. Basicamente, é preciso que o app tenha integração com pelo menos duas partes do seu dia a dia.
A primeira é o trabalho de marketing. É preciso que o cliente seja impactado pelas suas ações e campanhas nas redes sociais, Google ou e-mail marketing e tenha um link para fazer o seu pedido em um clique só.
Já a segunda opção é gerenciar a parte financeira do seu restaurante. Seu sistema de delivery precisa enviar dados automáticos para o software de gestão, de modo a saber quanto foi faturado, quanto foi gasto e muito mais.
3. Invista na coleta de dados
A LGPD já está em vigor no Brasil e estabelece as regras para a captação e uso de dados dos consumidores. Se você seguir as normas, poderá coletar dados importantes para traçar estratégias de marketing, otimizar o seu próprio trabalho interno e muito mais.
4. Não poupe na segurança do app
Por fim, não esqueça que a segurança é uma das maiores preocupações de quem faz compras na Internet. Se você quer atrair esse público, precisa garantir que eles estarão seguros, sem risco de roubo de dados do cartão e muito mais.
Portanto, separe uma boa parte do orçamento para poder cuidar da parte de segurança, sempre garantindo o melhor sistema possível para evitar problemas no futuro.
Agora que você já viu essas dicas para criar uma plataforma delivery para seu restaurante, já pode começar a trabalhar nisso. Será necessário contratar um time de desenvolvedores para poder criar o projeto e fazer a manutenção dele. No entanto, isso poderá gerar uma boa fidelização de clientes para a sua empresa. Na prática, os resultados poderão ser muito positivos, especialmente se você continuar usando outras plataformas para diversificar mais a sua estratégia.
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