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Wellington DuarteWellington Duarte SEO, Marketing Digital, Negócios e Apostas

O que é uma Landing Page?

Aprenda o que é uma Landing Page

Quando se começa no mundo do Marketing Digital e no mundo do Web Design, muitas vezes você irá ouvir o termo Landing Page. Muitas pessoas falam sobre as tais Landing Pages, mas pode ser que o termo gere uma certa confusão.

Neste post, vou responder à sua pergunta: “o que é uma Landing Page?” de modo que você possa entender esta estratégia sem muita complicação.

Vamos lá…

No geral, uma Landing Page é a página inicial do seu site, ou a página onde seu visitante “cai” no seu site. Porém, quando se trata de Marketing Digital, este termo tem uma outra definição.

A maneira mais simples de pensar sobre uma Landing Page, é pensar como uma página onde seus visitantes vão aterrissar e precisam cumprir uma tarefa.

Para vendas, pensamos nela de uma forma mais refinada, como uma pagina de vendas ou de proposta. Pense nisso como uma página onde o visitante está sendo levado para tomar uma ação especifica. Ele clicou no link do seu site, agora esta nesta página, ele precisa cumprir determinada ação.

Então para que a Landing Page cumpra seus objetivos, a página será construída muitas vezes sem um menu de navegação para evitar que o visitante saia da pagina, e essa Landing será um pouco desligada do site principal. Isso é feito porque você deve limitar as maneiras do visitante sair do seu site a todo custo, mas sim, orientá-los a cumprir a sua meta de conversão que pode ser comprar um produto ou deixar email de contato ou até compartilhar um conteúdo.

Exemplo de Landing Page

Eu criei uma exemplo de Landing Page de um “curso de Web Design”, para ser uma boa página, eu foquei no seguinte:

1 – Tirei o menu e deixei a mensagem do título clara e atraente;
2 – A mensagem do título é a proposta. Precisa ser clara, simples, descritiva, chamativa, fácil de se entender e sucinta.
3 – Uma imagem ou vídeo que descreva bem o conteúdo que você está oferecendo. Precisa ser um vídeo introdutório, claro e fluído. Nada de linguagem complicada.
4 – Texto descritivo que descreva bem o conteúdo do vídeo ou imagem e do curso que estou oferecendo. Precisa ser breve.
5 – Um “call to action” que é um botão, neste caso, de ação para fazer a compra. O call to action deve sempre chamar atenção, é meio óbvio, então é legal optar por uma cor com destaque para atrair os olhos do visitante para ele ou seja, para a ação que o visitante precisa tomar. O texto do call to action também precisa ser interessante.
6 – Depois da dobra da pagina, na qual seria a parte de baixo, eu adicionei mais detalhes para convencer o visitante e esclarecer duvidas e objeções.
7 – Então eu adicionei provas sociais de outras pessoas que fizeram o curso e gostaram.
8 – Repeti o Call to Action.

Os dois tipos de Landing Pages:

Existem dois tipos de Landing Page: Páginas de geração de leads ou interesse e a click-through.

A página de geração de leads é usada para capturar dados do usuário. Os dados que normalmente são capturados nesta página é o endereço de e-mail e o nome. Este tipo de página recolhe informações como nome e endereço de email porque está destinado a iniciar uma conexão entre seu negócio e o potencial cliente ou visitante.

Algumas táticas que as empresas normalmente usam em uma página de geração de leads para capturar dados dos visitantes, incluem:

  • Oferecendo um e-book;
  • Apresentando uma webinar;
  • Dando testes gratuitos ou consultas de serviços gratuitos;
  • Oferecendo descontos em troca de dados dos usuários;
  • Acesso antecipado a um lançamento de produto futuro.

O outro tipo de Landing Page é a click-through.

Essa é uma Landing Page sem um formulário. Uma página de click-through é frequentemente utilizada como o intermediário entre o seu anúncio e a sua loja virtual, melhor dizendo, entre  a introdução do produto ou serviço e o carrinho de compras. Sua finalidade é animar o visitante e esclarecer possíveis duvidas antes de enviá-los para o ultimo passo do seu funil de marketing, que é a finalização com a compra, também pode ser o pós venda.
* Funil de Marketing é o caminho na qual o visitante conhece a sua empresa e seu produto até a compra de fato.

Esse foi um guia rápido para o entendimento do que é uma Landing Page. Mas o assunto é mais extenso e abordarei mais aqui no blog.