Uma pergunta muito recorrente é a respeito da utilização de uma página do Facebook no lugar de um site completo. Muitas pessoas criam uma página no Facebook para divulgar seus serviços, compartilham informações e interagem com seu público. Porém, existem alguns problemas sérios em escolher apenas em ter uma página ao invés de um site.
-
As regras do Facebook vivem mudando
- No último mês, por exemplo, o layout das páginas do Facebook mudaram completamente, a navegação está totalmente diferente. Por um lado, isso pode até ter alguma utilidade para os desenvolvedores, mas para o seu público, é apenas mais um obstáculo, pois eles eram acostumados com um design, e agora precisam aprender outro.
- Não se pode confiar nas regras das redes sociais, elas mudam o tempo todo. E elas continuarão a mudar e não vão te pedir permissão para isso. Podendo afetar o seu negócio de diversas maneiras.
- Você disputa a atenção da sua página com várias outras e propagandas também.
- Sua página pode ser bloqueada a qualquer momento se o Facebook considerar algum conteúdo ou forma de uso que desagrade às regras da plataforma. Também se você receber denúncias, reais ou não, sua página pode ser desativada de repente.
-
As redes sociais tem data de validade
- Embora o Facebook seja a rede social atualmente mais popular, um pouco a frente do Youtube, nos últimos três anos vimos o Instagram e o Snapchat tomar uma grande parte dos usuários do Facebook. Nota-se que as pessoas já não postam tanto conteúdo no Facebook como antes. Não espere que a próxima rede social roube seu negócio, literalmente.
- Se as pessoas estão abandando o Facebook aos poucos, isso significa que você terá todo o retrabalho de migrar o seu público para outra rede social, o que pode ser muito inviável ou até impossível.
-
Você tem várias limitações
- Você só pode criar postagens no estilo do Facebook;
- O contato da sua empresa pode estar lá, mas as pessoas querem saber sempre mais;
- Uma página do Facebook pode ser encontrada no Google, mas nunca terá as mesmas funções de um site amigável dos motores de buscas;
- Você pode adicionar uma imagem de perfil e uma capa e só;
- Muitas pessoas detestam negócios que não tem um site. Isso pode comprometer a seu nível de profissionalismo;
- Nem todo mundo utiliza o Facebook. Uma grande parte dos usuários utilizam o Google quando procuram serviços.
Estes foram alguns dos problemas que se encontram em ter apenas uma página no Facebook para representar o seu negócio. Eu recomendo ter ambos, pois um site dura para sempre e você pode tê-lo em todos os lugares: nas redes sociais, em cartões de visita, em aplicativos, em diretórios, em flyers e banners, em outdoors, etc. E também possui infinitas possibilidades. As duas ferramentas juntas podem funcionar completamente bem para o seu negócio. Se você precisa de um site, entre em contato.