Vírus no celular? 6 dicas para evitar o problema

De nada adianta pagar uma internet rápida se o seu celular estiver com vírus. Além de prejudicar as funcionalidades do aparelho, deixando-o mais lento, também pode causar o vazamento dos seus dados de segurança, como acesso a senha do cartão e invasão de e-mail. Apesar de os sistemas operacionais dos smartphones serem mais seguros do que os computadores, ainda assim podem ser afetados. A boa notícia é que existem maneiras de prevenir esses ataques. 

O sistema iOS do Iphone é reconhecido por ser mais seguro. O software é atualizado com frequência para correção de falhas e é praticamente impossível baixar aplicativos fora da Apple Store. Poucos foram os casos em que malwares conseguiram adentrar o sistema, mas que mesmo assim não causaram nada grave.  

O Android por sua vez é um dos principais alvos de vírus. Além do sistema ser vendido em larga escala, ele é aberto, ou seja, o usuário consegue baixar aplicativos fora do Google Play, considerado a maior causa de invasão de hackers que trabalham dia e noite no desenvolvimento de aplicativos perigosos.

Um caso de vírus em celulares Android chamou a atenção de empresas de segurança cibernéticas em 2019. Um malware chamado xHelper infectou mais de 45 mil smartphones, de acordo com a empresa Symantec. Apesar de ter sido detectado, o vírus é tão potente que mesmo sendo desinstalado do aparelho, ele retorna ao sistema, tornando seu extermínio impossível. 

Com o número crescente de usuários de smartphones, a quantidade de vírus só esperando aquele clique inocente também aumentou. Eles estão cada vez mais disfarçados e potentes e é praticamente impossível ter controle sobre os sites. Então cabe a você estar atento aonde clica, o que instala e autoriza no seu smartphone.  

Dicas para prevenir vírus no celular

Atualize o sistema operacional

Manter o sistema operacional atualizado é a melhor forma de se prevenir de ataques. As atualizações corrigem falhas e aumentam a segurança dos aparelhos. Além disso, é essencial fazer backups semanais para que os arquivos não se percam caso apareça um vírus. 

Baixe aplicativos e programas confiáveis

Nada de fazer download de apps de terceiros. Os programas mais confiáveis estão justamente nas lojas oficiais, como Google Play e Apple Store. O caso do malware xHelper citado no início do texto tem origem justamente nos redirecionamentos de páginas que levam o usuário para sites que hospedam aplicativos não-oficiais. 

Quando for instalar um programa, procure saber mais, quem são os desenvolvedores, veja a classificação do app, se tem boa reputação e leia comentários dos usuários.

Fique atento também às permissões que o aplicativo demanda e desconfie quando o pedido não tem nada a ver com a função da ferramenta.Crie diferentes senhas 

Usar somente uma senha para todos seus acessos digitais é facilitar o trabalho dos hackers. Crie diferentes senhas para cada serviço e abuse dos números, letras e sinais. 

Cuidado ao se conectar a redes wi-fi abertas e compartilhadas

Utilize redes wi-fi abertas, como de restaurantes, shoppings e aeroportos, apenas quando necessário. É bem comum a invasão de celulares e roubos de dados nestes locais. Se precisar da conexão, acesse apenas o que realmente estiver precisando.

Não clique em links desconhecidos   

Whatsapp, e-mail e SMS são ferramentas bastante usadas para espalhar vírus. Não clique em links desconhecidos. Antes de abrir, pergunte a quem enviou ou pesquise do que se trata.

Não conecte o smartphone via USB em computadores desconhecidos

Computadores são mais fáceis de serem infectados por vírus, evite plugar seu smartphone em PCs desconhecidos ou suspeitos. 

Tenha um antivírus no seu celular

Faça o download de um antivírus confiável, mantenha-o atualizado e faça varreduras frequentemente no aparelho. Além de escanear aplicativos e arquivos em tempo real, o antivírus aumenta a velocidade do smartphone ao desativar tarefas desnecessárias. 

Caso você tenha cometido algum desses erros acima, veja como identificar o vírus no celular.

Como saber se há vírus no celular 

  • Aparecimento de aplicativos que não foram instalados por você;
  • Anúncios e propagandas com conteúdos suspeitos pulam na tela, frequentemente;
  • Consumo de bateria e 3G em excesso;
  • Lentidão no funcionamento;
  • Aquecimento do aparelho;
  • Valor da conta mais alta do que o normal ou esgotamento dos créditos sem explicação;

Se você detectou mais de um desses sintomas é bem provável que o seu smartphone esteja infectado por um vírus. Mas não se desespere, existem maneiras de removê-lo.

Como remover vírus no celular

  • Caso o aparelho apresente problemas logo após a instalação de um app, desinstale-o imediatamente.
  • Instale um antivírus e faça uma varredura. Mas atenção, baixe um aplicativo diretamente do Google Play ou Apple Store, de acordo com o sistema operacional do seu smartphone;
  • Antes de fazer a varredura, faça um backup dos arquivos mais importantes;
  • Se o antivírus não encontrar nada, restaure o sistema operacional, mas atenção, faça um backup antes.

O seu aparelho já foi infectado por vírus? Essas dicas te ajudaram a resolver o problema? Conta pra gente nos comentários.

Conteúdo desenvolvido por Web No Rio – Criação de Sites RJ.